"Loading..."

CUIDAR DE QUEM CUIDA

Núcleo Saúde


Um dos eventos mais desafiador para uma família é ter um de seus membros necessitando de cuidados especiais.
Cada família, conforme sua história e dinâmica encontra um modo próprio de se adaptar a esta realidade, mas em geral, um estresse básico permeia o funcionamento familiar enviesando suas relações tanto externamente quanto internamente.
Este estresse muitas vezes implica sofrimento para a família e, especialmente ao membro designado com o papel de principal cuidador e se manifesta tanto no confronto com um mundo frio e desinteressado com redes de apoio pouco eficientes, preconceitos diversos, panaceias “milagrosas” e assim por diante, como também pelo convívio com pensamentos e sentimentos pouco producentes fazendo com que assuma responsabilidades injustas não apenas pela cura, mas também pela felicidade de quem está cuidando. Ao mesmo tempo em que reprime os próprios sonhos, desenvolve uma ansiedade em relação ao futuro incerto: “Se eu me for quem vai cuidar...?”
De certo modo, entretanto, estas famílias e, em particular o membro designado para cuidar, não experimentam apenas o estresse, ao contrario tendem a viverem muitos momentos de felicidade quando aquele que está sendo cuidado obtém qualquer ganho, por menor que seja, é considerada uma vitória mútua.
Além disso, a pessoa nestas condições tende a se tornar mais responsável, determinada e ao mesmo tempo mais sensível e terna. O risco aqui é ela se esquecer de si conforme se dedica profundamente a esta missão, ignorando que quanto melhor esteja melhor serão os resultados.
Pensando nisso a FabricAções desenvolveu uma atividade para cuidar de quem cuida. São encontros semanais com a finalidade de revigorar essas pessoas que cuidam, promovendo uma compreensão mais profunda de si à medida que descobrem novas habilidades, trocam dicas e experiências, expõem suas dúvidas enfim falam de si.
Para a pessoa que cuida são momentos de acolhimento, mas não do tipo “ombro amigo” e sim de maior espontaneidade sentindo-se a vontade para falar de si e ser escutada, momentos de alívio, mas não do tipo “não ter problemas” e sim da segurança oriunda de sentir-se muito maior do que o desafio enfrentado, momentos energéticos , mas não provenientes de motivações fugazes e sim de atividades físicas que a tornem mais fortes, momentos criativos , mas não significando ilusões fúteis e sim uma heurística que suscite descobertas práticas para o cotidiano dos cuidados.
A ideia é proporcionar momentos tão aconchegantes como nos tempos do leite com biscoito da vovó, tão surpreendentes como o primeiro beijo, tão interessantes como o primeiro namoro, tão instrutivos como aprender a andar de bicicleta.
Venha estar com a gente....

Quer saber mais sobre esse projeto? Quer ser atendido por nossa equipe? Quer vir estudar conosco?
Entre em contato para iniciarmos nossa conversa e entendermos como podemos caminhar juntos.


CONTATO

Preencha os campos abaixo:

ENDEREÇO

Rua Caetano de Oliveira, 46
Ipiranga – São Paulo/SP

FALE CONOSCO
+55 (11) 99266-2554